[ editar artigo]

Raimunda Teixeira: a forte liderança no artesanato do bairro Poti Velho em Teresina

Raimunda Teixeira: a forte liderança no artesanato do bairro Poti Velho em Teresina

Conversar com Raimunda Teixeira da Silva (57) é perceber claramente que a tranquilidade e a força de um sorriso fácil são elementos necessários à quem busca a Liderança. Ela é de uma família de dez filhos. O pai trabalhava na roça e a mãe quebrava coco babaçu.

Com uma infância difícil, Raimundinha, como gosta de ser chamada, é uma mulher que desde cedo aprendeu a lutar para sobreviver. De carregadora de tijolos, em uma olaria em um bairro da periferia de Teresina, Raimundinha lutou por um horizonte melhor para ela e, sem perceber, foi ampliando a visão de quem estava ao seu lado.

No início da década de 1980, o barro era utilizado apenas para a produção de tijolos e potes. Ela conta que as atividades na olaria eram, na maioria, desenvolvidas pelos homens, enquanto que as mulheres cuidavam dos afazeres domésticos. “Eu não me contentava com aquela situação”, diz Raimundinha, acrescentando que começou a conhecer mais sobre pintura. “Assim, fomos produzindo algumas peças simples que passaram a ganhar também a força da pintura. Isso foi rendendo um pouco mais de recurso com as vendas feitas e estimulando outras mulheres e seguirem este caminho”, revela.

Raimundinha disse que em 1989, graças ao SEBRAE/PI e à Prefeitura de Teresina, o grupo de artesãos conseguiu criar a ACEPOTI – Associação dos Ceramistas do Poti Velho. “Desta forma, conseguimos vários cursos, palestras e consultorias para iniciar a melhoria da qualidade do produto que já era feito e também buscar a criação de novos produtos com valor agregado. Na primeira gestão da ACEPOTI, fui a Tesoureira e, depois, me elegeram a Presidente da Associação. Daquele momento até os dias atuais, avançamos muito”, frisou.

O trabalho da Raimundinha e os demais artesãos não parou e em 2006, foi a criada a COOPERART – Cooperativa de Artesanato do Poty Velho. A Cooperativa tem se destacado e recebeu em 2009 o Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato e em 2010 ficou em terceiro lugar no Casa Piauí Design.

No bate-papo com a artesã Raimunda Teixeira, podemos perceber facilmente características de uma Líder. Ela acredita e estimula a inteligência coletiva; sabe pedir ajuda quando precisa; e ser exemplo para seus liderados.

Liderança Feminina

Polo de Liderança Sebrae
Helder Freitas
Helder Freitas Seguir

Ler conteúdo completo
Indicados para você