[ editar artigo]

Rainha Marta, jogadora de Futebol

Rainha Marta, jogadora de Futebol

HISTÓRIA

Marta é a principal jogadora de futebol do mundo e atua em campo na posição de atacante. Nascida na cidade de Dois Riachos, em Alagoas, no dia 19 de fevereiro de 1986, a brasileira é chamada de rainha do futebol e foi eleita seis vezes como a melhor jogadora do mundo pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).

A atleta teve uma infância humilde no interior de Alagoas. O pai deixou a família quando ela tinha apenas um ano de idade. Desde então, Marta e os três irmãos (Ângela, José e Valdir) foram criados pela mãe Tereza da Silva.

HABILIDADES, CARACTERÍSTICAS E LEGADO

O interesse de Marta pelo futebol surgiu nos primeiros anos de vida. Ainda criança, ela gostava de jogar com os garotos, no interior de Alagoas. Era a única menina no grupo, e, em uma época em que o preconceito ainda era muito grande em torno das mulheres no esporte, Marta “ignorou” as críticas e discriminação das pessoas em volta.

Nota-se na jogadora Marta uma grande característica de uma líder: superação e resiliência, pois diante de todas as adversidades, principalmente pelo fato da carreira que escolheu, predominantemente dominada pelos homens, conseguiu atingir o topo e hoje é considerada como um dos principais ícones do estado de Alagoas, pois influencia crianças em vulnerabilidade social sobre nunca desistir dos seus objetivos e transformar sua história.

Um dos grandes feitos de Marta foi ser patrocinada pela empresa AVON, tendo em vista que o futebol feminino ainda recebe pouco recurso de patrocínio, criando assim oportunidade e visibilidade para outras marcas se interessarem pelo esporte. Além disso, ela mostrou que é possível, num esporte predominantemente masculino, mostrar a força e beleza da mulher dentro de campo.

Em 2018, marta foi nomeada pela ONU como Embaixadora da Boa Vontade para mulheres e meninas no esporte. Como exemplo de superação no esporte desde a infância, Marta é uma inspiração para jovens atletas e símbolo da luta pela igualdade de gênero no esporte.

A jogadora, desde então, dedica-se a apoiar o trabalho das mulheres no esporte pelo mundo. Além disso, ela também inspira mulheres e meninas a superar barreiras e seguir seus sonhos em diversas outras áreas.

No case de Marta identificamos relação direta com os seguintes pilares abordados no Polo de Liderança, sendo:

  • Crescer: transformou sua realidade e se tornou mundialmente conhecida, apesar de todos os desafios e adversidades.
  • Influenciar: seu poder de influência e o status que chegou como melhor jogadora do mundo, conseguiu atrair jovens mulheres para praticar futebol.
  • Inspirar: sua trajetória de vida de uma criança no interior de Alagoas para ser melhor jogadora de futebol feminino do mundo, inspirou jovens de forma mundial, expandido os limites de sua cidade.

 

Liderança Feminina

TAGS

marta

Polo de Liderança Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você